domingo, 30 de setembro de 2012

FLEURS DE CERISIER EAU DE TOILETTE FEMININO DA L'OCCITANE EN PROVENCE.

Este perfume possui uma fragrância fresca e floral, celebrando a beleza das flores de cerejeira no início da Primavera. Possui uma boa fixação e tem família olfativa floral, criada em 2007 por L'Occitane en Provence, França.




As notas são:
-  de cabeça: cereja, frésia e groselha negra.
-  de coração: flor de cerejeira e lírio do vale, que são bem florais e femininas.
- de fundo: âmbar, almíscar e Palissandre do Rio (pau-brasil), que são quentes e amadeiradas.
É um perfume bem leve, que não domina o ambiente de forma impactante, porém convida à aproximação e logo percebe-se notas equilibradas em perfeita harmonia.
A fragrância expressa meiguice e feminilidade, sendo um floral tímido que evoca paisagens bucólicas e serenas e proporciona um aroma calmo e apaixonante.





Um perfume para todas as horas. Perfeito, nesses dias de Primavera. Um dos maiores sucessos da L' Occitane. Vale a pena experimentar.





Abraços,

Patrícia.

domingo, 23 de setembro de 2012

PERFUME DOLCE & GABBANA LIGHT BLUE FEMININO.

Os estilistas Domenico Dolce e Stefano Gabbana influenciaram o cenário internacional da moda e produtos de luxo, tornando a marca Dolce & Gabbana uma das mais desejadas do mundo. As linhas de fragrâncias da marca têm como inspiração homens e mulheres independentes. Os produtos têm sempre um traço único, sexy e marcante, envoltos na sensualidade no Mediterrâneo.
O perfume Light Blue é para mulheres com estilo de vida elegante e casual, traduz o sol intenso e as noites deslumbrantes. A fragrância é refrescante e intensa e representa a sensualidade do Mediterrâneo. O perfumista responsável pela criação é Olivier Cresp.

A fragrância evoca o espírito da Itália. O mar profundo, as noites deslumbrantes, o céu infinito e a alegria das pessoas.
As notas são:
- cabeça: maçã e cedro siciliano;
- coração: bambu, rosa branca e jasmim;
- fundo: âmbar, cedro e almíscar.
Enfim, é um floral frutal que captura a essência do verão ensolarado na Sicília.
É um perfume para qualquer ocasião, bem fresquinho e pode ser usado em qualquer horário. Uma delícia.
  



 Abraços,

Patrícia.

ANTIOXIDANTES E RADICAIS LIVRES.

Para um perfeito funcionamento de todas as células do nosso organismo é necessário usar oxigênio. Isso é fundamental para converter os nutrientes absorvidos dos alimentos em energia. Porém, a utilização de oxigênio, chamada de oxidação, tem um preço para o organismo: liberação dos radicais livres, que são moléculas com número ímpar de elétrons, com carga negativa, instáveis e com tendência a associar facilmente com moléculas de carga positiva, podendo reagir ou oxidar o nosso organismo.

Com isso, as células do nosso corpo estão sujeitas a danos tóxicos causados pela formação de radicais livres, que podem gerar possíveis inflamações crônicas; inclusive, o excesso de ação desses radicais pode danificar o material genético das células.
Porém, as nossas células têm enzimas protetoras que reparam os danos causados por oxidação, sendo que o organismo consegue controlar o nível desses radicais livres gerados no metabolismo do oxigênio. Mas, o processo de oxidação interno que ocorre devido aos processos metabólicos, não é a única fonte produtora de radicais livres. Fatores externos contribuem igualmente na formação do excesso de radicais livres que causam danos irreparáveis. São eles:
- poluição ambiental e gases tóxicos de escapamentos de veículos;
- estresse;
- consumo exagerado de gorduras trans (frituras, embutidos, alimentos industrializados);
- exposição a Raios X e radiação ultravioleta do sol;
- hábito de fumar, bem como exposição à fumaça de cigarro;
- consumo de álcool;
- resíduos de pesticidas;
- substâncias tóxicas presentes em alimentos e bebidas (aditivos químicos, hormônios, aflatoxinas, etc.)

No entanto, radicais livres não devem ser considerados os grandes vilões: eles são úteis e indispensáveis às nossas defesas, pois combatem as infecções do organismo. Somente o excesso deles no nosso corpo que é tóxico e prejudicial para nossa saúde.
Para eliminar o excesso de radicais livres no nosso corpo, existem os antioxidantes, que possuem carga positiva para combinar com os radicais livres (com carga negativa), tornando-os neutros, Ou seja, antioxidantes anulam a ação de oxidação dos radicais livres. O termo antioxidante é utilizado para denominar a função de proteção celular contra os efeitos danosos dos radicais livres.
Antioxidantes estão presentes nos alimentos. Alguns exemplos:
- Vitamina C: encontrada em frutas cítricas e vegetais verde-escuros (laranja, limão, lima, acerola, caju, kiwi, morango, couve, brócolis, tomate, etc.)
- Vitamina E: encontrada no germe de trigo, óleos de soja, arroz, algodão, milho e girassol, amêndoas, nozes, castanha do Brasil, gema de ovo, vegetais folhosos e legumes;
- Vitamina A: encontrada em cenoura, abóbora, fígado, batata doce, damasco seco, brócolis e melão.
- Selênio: encontrado na castanha do Brasil, alimentos marinhos, fígado carne e aves.
- Zinco: encontrado nas carnes, peixes (incluindo ostras e crustáceos), aves, leites, cereais integrais, feijões e nozes.
- Bioflavonóides: encontrados em frutas cítricas e uvas escuras ou vermelhas;
- Licopeno: substância ativa encontrada no tomate;
- Isoflavonas: encontrada principalmente na soja;
- Catequinas: encontradas em frutas da família do morango, uva e chá verde.
Como podemos notar, uma alimentação rica em vegetais, frutas, leguminosas, cereais, hortaliças e carnes é a melhor proteção contra o excesso de radicais livres que nosso corpo está exposto. Essa alimentação saudável diminui o risco de uma série de doenças, inclusive envelhecimento precoce e câncer. Porém, devemos evitar o máximo possível a ação de alguns fatores externos (citados acima).


Claro que, atualmente, existem muitos suplementos à base de antioxidantes e fáceis de serem comprados. Porém, nada substitui uma boa alimentação, pois os nutrientes encontrados naturalmente nos alimentos são melhores aproveitados pelo nosso organismo.

Concluindo: uma dieta bem equilibrada é a chave para lutar contra os radicais livres.

Espero que gostem do texto.
Um abraço,

Patrícia.

domingo, 16 de setembro de 2012

A POPULAR DIETA DO MEDITERRÂNEO.

A dieta mediterrânea (EUROPEIA) se caracteriza pelo alto consumo de frutas, verduras, legumes, cereais, leguminosas (grão-de-bico e lentilha), oleaginosas (amêndoas, azeitonas e nozes), peixes, leite e derivados, vinho e, claro, muito AZEITE DE OLIVA. Os europeus que vivem na região do Mediterrâneo têm menos câncer e doenças cardiovasculares e estão entre os povos mais magros do Planeta. A dieta se refere às populações que habitam o litoral da bacia do mar Mediterrâneo, mais especificamente, Grécia, sul da Itália, Sicília, Espanha mediterrânea, sul de Portugal, a as regiões da França que ficam no sul, no litoral do Mediterrâneo O resultado dessa dieta faz com que eles também vivam mais e desenvolvam menos doenças.


O diferencial da dieta consiste no baixo consumo de carnes vermelhas, gorduras de origem animal, produtos industrializados e doces. É uma dieta pobre em ácidos graxos saturados, rica em carboidratos e fibras e tem alto conteúdo de ácidos graxos monoinsaturados, derivados do AZEITE DE OLIVA.
Usado em praticamente todas as refeições mediterrâneas, o AZEITE DE OLIVA possui gorduras que combatem o LDL (colesterol ruim) e aumentam o HDL (colesterol bom), além fortalecer o sistema imune contra doenças em geral.
Vale lembrar que dieta do mediterrâneo é um estilo de vida, não um regime. Essa prática consiste em uma alimentação saudável e prática de exercícios físicos moderados.


As vantagens dessa dieta:
- proteção contra infartos;
- diminuição do risco de câncer;
- defesa da pele contra agressões externas;
- aumento da longevidade;
- proteção do cérebro contra os danos causados pelo envelhecimento.
Todos esses benefícios à saúde são oferecidos pela dieta em geral, rica em um conjunto de nutrientes, porém o AZEITE DE OLIVA tem um papel de destaque.
Em recente publicação científica concluiu-se que, além de oferecer os benefícios para a saúde na prevenção de doenças cardiovasculares e proteger o coração, o AZEITE DE OLIVA possui uma grande importância na prevenção da osteoporose.


Com certeza, vocês irão ouvir falar muito sobre a dieta do mediterrâneo.

Até mais,

Patrícia.



INFORMAÇÕES SOBRE A DOENÇA DE ALZHEIMER.

Essa doença foi descrita pela primeira vez em 1906 pelo psiquiatra alemão Alois Alzheimer (foto abaixo). É conhecida como mal de Alzheimer, Doença de Alzheimer (DA) ou simplesmente Alzheimer.


Atualmente no Brasil, existem cerca de 15 milhões de pessoas acima de 60 anos, sendo que 6% sofrem de Alzheimer, segundo os dados da Associação Brasileira de Alzheimer.
Alzheimer é classificado como doença neuro-degenerativa, ou seja, provoca declínio de funções intelectuais, além de reduzir capacidade de trabalho e relação social, interferindo na personalidade e no comportamento.
Na fase inicial, o paciente com a doença, começa a perder a memória recente. Pode até lembrar-se com detalhes dos fatos acontecidos há anos atrás, porém se esquece, por exemplo, que realizou a refeição ou que tomou banho.
O quadro vai evoluindo e a doença vai causando grande impacto no cotidiano do indivíduo, afetando a capacidade de aprendizado, atenção, linguagem, compreensão e orientação. Isso obriga o doente a se tornar dependente da ajuda dos outros na rotina básica, como alimentação e sua higiene pessoal.
A causa principal da doença ainda não está clara, mas os efeitos deixam grandes marcas no paciente e na família. Normalmente, atinge a população com idade mais avançada, embora atualmente já existam casos registrados em jovens. Alguns pesquisadores identificaram componente genético associado ao problema, mas ainda a causa exata da doença está longe de uma solução, provavelmente porque tenha vários fatores envolvidos.
Um aspecto importante observado no Alzheimer é que o paciente não tem seu estado de consciência reduzido, respondendo aos estímulos internos e externos. Ele pode responder mal ou errado, mas sempre está acompanhando as pessoas e tudo à sua volta. Porém, os portadores da doença precisam de assistência total ao longo do dia. O quadro evolui muito rápido em um período de 5 a 10 anos.


O diagnóstico não é muito fácil. A família tende a achar que o comportamento do paciente está relacionado a mais um problema da idade avançada e não procura o médico. No entanto, os sintomas aumentam e torna-se necessária a ajuda do geriatra ou neurologista. Isso fará a família distinguir entre o esquecimento normal e as manifestações mais graves e frequentes da doença.
Então, é muito importante procurar ajuda médica para o correto diagnóstico e também diferenciar os sintomas que o paciente tem dos outros sintomas clássicos das demências senis comuns.
O tratamento com medicamentos não impedem a evolução final da doença e tem utilidade no estágio inicial, podendo apenas amenizar um pouco os sintomas ou retardar os efeitos progressivos do Alzheimer. Infelizmente, a doença não tem cura. A introdução da medicação vai retardar um pouco a evolução da doença e proporcionar mais conforto ao paciente e familiares.
Tratam-se tanto os distúrbios do comportamento (confusão, agressividade, depressão) quanto o déficit de memória, corrigindo o desequilíbrio químico do cérebro. Vale lembrar, que todo tratamento deve ter acompanhamento de médico especialista, que além de prescrever os medicamentos corretos, vai orientar a família como tratar o paciente com os cuidados necessários e atenção.
Vale ainda ressaltar que, quanto mais os sintomas avançam, o paciente tende a afastar-se do convívio social. Tanto a família, quanto a sociedade precisam dar apoio ao paciente, pois Alzheimer é uma doença incurável, então o portador precisa receber carinho e cuidados nessa fase. Fazer o paciente praticar alguma atividade física, é comprovadamente benéfica e melhora um pouco os sintomas.
Infelizmente, além de ser incurável, o Alzheimer também não tem forma eficaz de prevenção. Porém, manter a cabeça ativa, com uma boa vida social, permite retardar a manifestação da doença. As atividades recomendadas para estimular memória incluem uma leitura constante, exercícios de matemática, jogos inteligentes, participação de atividades em grupo. E lógico, ter uma vida saudável, praticando exercícios físicos e incluindo uma alimentação saudável, além de viver com mais ânimo e felicidade.


Espero que essas informações ajudem a entender um pouco o Alzheimer.

Até mais,
Abraços, 
               Patrícia.


domingo, 9 de setembro de 2012

ESMALTE DA SEMANA.

A semana se inicia e eu escolhi um esmalte lindo. Claro, na minha opinião.
Passei o MOULIN ROUGE da coleção PARIS, marca SUPER PÉROLA. Este esmalte tem um tom vermelho fechado, um pouco cereja, bem clássico. Muito lindo. É bem fácil de passar e tem boa fixação. Um detalhe importante é que seca rápido. Também é fácil de limpar.

No dedo anelar (das duas mãos) passei o esmalte CARINA da coleção CONSTELAÇÕES  VERÃO 2013, marca BIG UNIVERSO. Ele é recheado com glitters comuns e hexagonais. Tem a base transparente e bastante glitter dourado. Em uma única pincelada vem bastante glitter, porém deve ter-se cuidado ao passar para deixá-los bem espalhado. Seca bem rápido.

Abaixo, o resultado.



















Gostaram?

Até breve,
Abraços,

Patrícia.

sábado, 8 de setembro de 2012

ALIMENTOS PARA MELHORAR A MEMÓRIA.

Memória é nossa capacidade de adquirir, evocar e conservar informações através do funcionamento cerebral e da interação social. É a faculdade psíquica através da qual podemos  reter fatos  e lembrar o passado.
A memória humana é uma função cerebral que resulta das conexões sinápticas entre os neurônios.  Existem dois tipos de memória:
- curto prazo: que é consequência da simples excitação da sinapse para reforçar ou sensibilizar transitoriamente.
- longo prazo: reforço permanente das sinapses através de ativação de alguns genes e síntese de proteínas correspondentes.


Porém, a nossa memória precisa de estímulos para funcionar 100%. Quem já não teve um “branco” alguma vez na vida, não é mesmo?
Se você já enfrentou algum esquecimento temporário e chegou à conclusão de que sua memória não está lá muito bem, antes de culpar a sua idade, a correria, o estresse ou a falta de atenção, vale prestar atenção aos alimentos que você está ingerindo. Isso porque, os estudos recentes, demonstram que a dieta equilibrada é fundamental para o bom funcionamento do nosso cérebro.


Vários estudos de instituições americanas estão demonstrando nas suas pesquisas que uma alimentação equilibrada em nutrientes contribui para evitar o declínio das funções cognitivas e prevenir doenças degenerativas progressivas, como por exemplo, o Alzheimer.
Frutas, vegetais, nozes, grãos e sementes possuem vários nutrientes que auxiliam na melhoria das conexões entre as células.
Portanto, se ingerirmos alguns alimentos, incluindo-os na rotina de nossa alimentação, estaremos dando uma “ajuda” para nossa memória. Vale a pena.
Abaixo, vou descrever rapidamente sobre alguns desse alimentos.
AZEITE DE OLIVA: é rico em ácidos graxos monoinsaturados , isto é, gorduras boas que fazem parte das membranas celulares dos neurônios e aceleram as informações entre eles. Óleo de canola e linhaça também possuem essa gordura. Além disso, o azeite extravirgem fornece polifenóis e vitamina E, que são antioxidantes e dá efeito neuroprotetor. Outros óleos ricos em vitamina E são girassol, amendoim e milho, além das nozes e abacate.


MAÇÃ: contém fisetina, que estimula o amadurecimento das células nervosas e estimula alguns mecanismos cerebrais relacionados à memória. A fisetina é um fitoquímico que também está presente no kiwi, uva, morango, pêssego, cebola e espinafre.


CEREAIS INTEGRAIS: os grãos, como arroz integral, cevada e aveia, bem como as massas de trigo integral colaboram para que a troca das informações entre neurônios ocorra sem sobressaltos, auxiliando a memória. Isso porque são alimentos ricos nas vitaminas do complexo B, principalmente acido fólico e vitamina B6. Carnes, leite e derivados, peixes, nozes, sementes, feijão e soja também são ricos nessas vitaminas.

BRÓCOLIS: brócolis e espinafre, vegetais de folhas verde-escuras, são fontes importantes de ácido fólico, que é uma vitamina do complexo B, essencial para a formação do sistema nervoso do feto. Tardiamente, participam das reações químicas que regulam as conexões entre as células nervosas, infuenciando o nosso desempenho cognitivo, que tem a ver com nosso processo de aprendizagem e memória. Além disso, possuem bastante antioxidantes. Porém, alcachofra, aspargos, nozes, beterraba e espinafre, cenouras, hortaliças alaranjadas (fonte de betacaroteno) também são ricos nesses compostos. Já o tomate possui o licopeno, outro composto capaz de bloquear a ação dos radicais livres.




FRUTAS VERMELHAS: essas frutas possuem considerável quantidade de antioxidantes e atualmente estão presentes em diversas pesquisas de prevenção do envelhecimento. Amora tem demonstrado capacidade em reverter os déficits de memória associados à idade. Resultados bons também foram obtidos com extratos de blueberry (mirtilo). Os flavonóides presentes nas frutas é que são os responsáveis pela reversão dos danos cognitivos, exercendo efeitos benéficos na aprendizagem e memória, pois protegem os nossos neurônios. O ranking das frutas mais ricas nesse antioxidantes são: mirtilo, ameixa preta, amora, framboesa, morango, cereja e uvas vermelhas. Além disso, o morango possui a vitamina C, encontrada também nas frutas cítricas, como laranja, limão, acerola e kiwi.



OVO: possui grande quantidade de colina, que participa da formação de novos neurônios e repara as células cerebrais que sofreram danos. É matéria-prima da acetilcolina, que é um neurotransmissor para memória e aprendizado. A colina melhora o processo de memória e controla a depressão.  Além disso, também é muito importante para desenvolver o sistema nervoso do feto. Salmão, soja, fígado, feijão, germe de trigo tem concentrações menores. Ovo também é uma fonte de proteína de alto valor biológico e fornece-nos as vitaminas do complexo B, facilitando a conexão com neurônios.



PEIXE: é bom para memória e cérebro. E se for das águas frias, como salmão, sardinha, anchova, atum, arenque e cavala, fornecem os ácidos graxos muito benéficos, os ômegas 3, com ação antinflamatória. Esses ômegas, protegem neurônios de radicais livres; destacando-se o DHA (acido docosahexaenóico). As pesquisas concluíram que há um risco de 47% menor em desenvolver Alzheimer quando os indivíduos possuem taxas significativas de DHA e consomem, pelo menos, uma porção de peixe na semana. O DHA preserva as membranas dos neurônios. Além disso, os peixes fornecem para nosso organismo a vitamina D, contribuindo para a renovação de nossos neurônios.



Porém um alerta: não basta caprichar na alimentação e abusar dos alimentos que prejudicam a memória. Isso mesmo, alguns alimentos  favorecem os esquecimentos e a longo prazo podem aumentar o risco de doenças neurológicas como, por exemplo, o Alzheimer. Alguns desses alimentos são:

- AÇÚCAR: fornece-nos energia rapidamente, porém esse efeito tem curta duração. Isso eleva a produção de insulina e desencadeia algumas reações químicas que danificam as células do cérebro.

- CARNES: estimulam produção de algumas substâncias que são tóxicas para o neurônio. As formas piores para a saúde são o churrasco e as carnes fritas. E até o peito de frango grelhado faz mal. Isso porque, os níveis de homocisteína aumentam, que é um composto nocivo para coração e cérebro. E o perigo é ainda maior se tivermos dieta pobre em vitaminas do complexo B. Altas taxas de homocisteína são fatores de risco pra Alzheimer e Parkinson.

- ÁLCOOL: causa déficit temporário da memória, aprendizado e atenção. Outras drogas e álcool podem levar à destruição de neurônios, além de prejudicar formação de células cerebrais novas. E quanto maior é o consumo, tanto maior será o perigo.

- GORDURAS SATURADAS E TRANS: as saturadas são de origem animal e as trans são as comprovadamente maléficas para o coração. A gordura trans são formadas por hidrogenação natural ou artificial.

Por isso, evitar os alimentos que prejudicam nossa memória e consumir os que são importantes para o cérebro, é uma atitude válida para garantir  saúde cerebral.
Outras atitudes também ajudam-nos  a manter um estilo de vida perfeito para melhorar o aprendizado e favorecer a plasticidade cerebral (formação de novos neurônios). São elas:

- Aprender novas habilidades para exercitar o cérebro, como ler muitos livros, fazer palavras cruzadas, ir a lugares diferentes e procurar se informar sobre assuntos variados.

- Medir a pressão arterial, dosar o colesterol e o açúcar no sangue. Está comprovado que os mesmos cuidados para manter o coração saudável também ajudam a preservar a memória e a acuidade mental.

- Evitar circular por ambientes poluídos em horário de "rush" e evitar consumir alimentos de origem duvidosa, principalmente, aqueles feitos em locais que você não confia.

- Fazer exercícios físicos regularmente, pois estes aumentam o fluxo sanguíneo para o nosso cérebro e transporta nutrientes importantes para o seu funcionamento. Exercício físico também aumenta as conexões entre os neurônios.

- Controlar o estresse no dia-a-dia também ajuda a nossa memória, isto porque, o cortisol, hormônio do estresse, prejudica áreas relacionadas ao aprendizado e memória. Investir em atividades relaxantes com os amigos, rir mais, ter um objetivo na vida, sentir-se feliz, envolver em projetos sociais, ter um bom círculo de amigos, ter sonhos a serem realizados e viver feliz, fará com que você tenha mais vigor mental, ajudando a preservar a memória.
A alimentação correta e os hábitos saudáveis da nossa vida certamente contribuem pra a nossa memória. Não custa nada tentarmos, afinal, que não gosta de lembrar de todos os acontecimentos?

Até mais.

Abraços,

Patrícia.



terça-feira, 4 de setembro de 2012

ESMALTE DA SEMANA.

O esmalte escolhido para a semana é uma mistura bem ousada. Passei 2 camadas do OLHO TURCO COLEÇÃO TALISMÃ SABRINA SATO da marca PASSE NATI e 1 camada do AMETISTA LINHA PREMIUM ÓPTICO da marca L'APOGÉE. Ficou muito bonito, uma cor bem viva.
O OLHO TURCO é um azul com fundo roxo, tem um acabamento metálico e uma pigmentação muito boa. Tem uma tonalidade que eu não tinha visto em nenhum outro esmalte. Linda cor.
Já o AMETISTA é um esmalte óptico, ou seja, é formado por uma mistura de microglitters que refletem diversas cores conforme a incidência da luz. Eles podem refletir 3 cores principais. No caso do Ametista, reflete brilho roxo e azul, além de rosa e até um pouco de dourado. Ele funciona como uma cobertura, ou seja, deve ser aplicado em cima de outro esmalte. Se for um esmalte escuro, tem um efeito mais intenso.
Abaixo, as fotos do resultado final.















Não fica uma cor tradicional. Quem gosta de esmalte básico, certamente irá achar a cor bem escura e diferente. Fica bem chamativo. Eu amei. O AMETISTA deu um brilho bem alegre ao OLHO TURCO.
Gostaram da dica?

Abraços,

Patrícia.

domingo, 2 de setembro de 2012

ALIMENTOS PARA FORTALECER O SISTEMA IMUNOLÓGICO.

O sistema imunológico ou imune compreende os mecanismos que o nosso organismo utiliza para nos defender dos vírus, bactérias, fungos, parasitas, ou seja, de invasores patogênicos, capazes de desenvolverem alguma patologia em nosso corpo.
Para isso, há no nosso organismo células específicas que fazem a sua parte e garantem a nossa saúde.
Porém, o sistema imunológico pode ficar fragilizado, fazendo o nosso corpo ficar enfraquecido. Com isso, fica mais fácil ter resfriado, gripe, infecções e outras patologias.
Alguns fatores podem causar prejuízos para nosso sistema imunológico: estresse físico e mental, fatores ambientais como poluição, fatores emocionais como depressão e, claro, uma alimentação desequilibrada. Certamente, o desequilíbrio nutricional é a mais importante causa de enfraquecimento do sistema imunológico.
É certo que um indivíduo saudável que opta por uma alimentação diversificada, com frutas, verduras, legumes, grãos integrais e proteínas adequadas está melhor preparado para enfrentar os patógenos que debilitam o sistema imune. Essa combinação de alimentos fornece quantidade significativa de vitamina e minerais, que são importantes na ação direta do sistema imunológico.

Para que isto ocorra e nosso sistema imunológico fique em dia, é preciso incluir diariamente esses nutrientes na alimentação, não de forma isolada, mas em conjunto, e em quatro refeições diárias, no mínimo. Lembrando que os carboidratos, vitaminas, proteínas e minerais devem ser consumidos na quantidade ideal para cada faixa etária. Se achar necessário, consulte um nutricionista, que dará as orientações adequadas. Com a saúde não se brinca.
As principais vitaminas e minerais que fortalecem o sistema imunológico são:
- Vitaminas: A, C, E, ácido fólico.
- Minerais: zinco e selênio.
Abaixo, uma breve descrição dos nutrientes e em qual alimento podem ser encontrados.
Vitamina A: é importante para a integridade das membranas e mucosas e a falta dela provoca redução dos linfócitos T circulantes. Isso aumenta a probabilidade de infecções por bactérias, vírus ou parasitas.
Os alimentos ricos nesta vitamina são: cenoura, abóbora, fígado, batata doce, damasco seco, brócolis e melão.

Vitamina C: é um potente antioxidante e estimula a resistência do organismo às infecções através da atividade imunológica de leucócitos. A vitamina aumenta a produção dos leucócitos que tem efeito direto nas bactérias e vírus, aumentando nossa resistência às infecções. As principais fontes são: morangos, acerola, frutas cítricas (limão, laranja, lima), kiwi, caju, tomates, vegetais folhosos crus, repolho e pimentão verde. Porém, não podemos esquecer que a vitamina C é facilmente oxidada pela luz e calor. Sucos de laranja, por exemplo, devem ser consumidos logo após o preparo para não haver perda da vitamina.

Vitamina E: age como antioxidante em sinergia com vitaminas A e C e com o selênio. Sua principal função é a proteção de membranas celulares contra substâncias tóxicas, radiação e radicais livres, liberados nas reações químicas do nosso organismo. Esses radicais livres causam danos nas estruturas das células e desencadeiam o processo de envelhecimento. Os alimentos ricos nesta vitamina são: germe de trigo, óleos de arroz, soja, algodão, milho, girassol, amêndoas, nozes, castanha do Pará, gema de ovo, vegetais folhosos e legumes.

Ácido fólico: é essencial para formar os leucócitos na medula óssea. As fontes principais são: fígado, feijões, brócolis, couve, espinafre.

Zinco: esse mineral atua na reparação de tecidos e cicatrização de ferimentos. A deficiência pode causar diminuição de linfócitos. São fontes de zinco, as carnes, peixes em geral, ostras, crustáceos, aves, leite, cereais integrais, feijões e nozes.

Selênio: é um grande antioxidante e neutraliza a ação de radicais livres. Castanha do Pará, alimentos marinhos, fígado, carne e aves são boas fontes desse mineral.







Além desses nutrientes citados acima que estão envolvidos no fortalecimento do sistema imunológico, vale ressaltar mais alguns que têm propriedades benéficas:

Probióticos: melhoram o sistema imunológico através do equilíbrio da flora intestinal. Alguns estudos demonstraram haver melhoras de gripes e resfriados com ingestão diária de alimentos ricos em probióticos, encontrados em iogurtes especiais, que são os famosos lactobacilos, de modo geral.

Gengibre: é uma raiz que incluída nas refeições, demonstrou bons resultados na melhora do sistema imunológico,seja na forma de chá ou mesmo cru, ingerido antes das refeições.

-Geléia real: é um produto natural, produzido pelas abelhas jovens para alimentar a abelha rainha. Possui muitos nutrientes como vitaminas, lipídeos, proteínas e sais minerais. É indicada como estimulante biológico, energizante e regeneradora, não possuindo nenhuma contra-indicação. Tem um efeito muito bom na prevenção de  gripes e resfriados.

Então, podemos chegar a conclusão que a alimentação balanceada, rica em frutas (pelo menos 4 porções diárias), vegetais e grãos, proporcionará ao organismo os nutrientes necessários para o bom funcionamento do sistema imunológico. E claro, a qualidade de vida melhora. Portanto, opte por alimentos saudáveis sempre. Além disso, atitude positiva também faz diferença.





Então é isso mesmo: com uma alimentação correta conseguimos levar a vida de uma maneira mais segura. Qualquer dúvida, é sempre bom conversar com seu nutricionista.

Até mais.

Abraços,

Patrícia.