domingo, 27 de outubro de 2013

O QUE É DIABETES?

De acordo com dados de novembro de 2012, a International Diabetes Federation (IDF), atualizou o seguinte: no mundo há 371 milhões de pessoas portadoras de diabetes (idades entre 20 e 79 anos), sendo que 50% das pessoas portadoras de diabetes desconhecem essa condição. O número de diabéticos está aumentando no mundo todo. O Brasil ocupa a 4ª posição entre os países com maior prevalência da doença: são 13,4 milhões de portadores de diabetes, o que corresponde cerca de 6,5% da nossa população entre 20 e 79 anos de idade.
Diabetes é uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente os seus efeitos no organismo. Isso causa aumento da glicose (ou açúcar) no sangue. Ocorre porque o pâncreas se torna incapaz de produzir o hormônio insulina em quantidade suficiente para suprir as necessidades do organismo, ou porque a insulina não é capaz de agir de maneira adequada (resistência à insulina).
A insulina reduz a glicemia (taxa de açúcar no sangue) ao permitir que o açúcar que está presente no sangue entre nas células para ser utilizado como fonte de energia. Então, se faltar insulina, ou mesmo se ela não agir corretamente, haverá aumento de glicose no sangue e, consequentemente, o diabetes.
 

 
TIPOS DE DIABETES.
* Tipo 1: o pâncreas perde a sua capacidade de produzir insulina porque os nossos anticorpos atacam as células que produzem insulina, por causa de defeito no sistema imunológico. Esse tipo ocorre em cerca de 5 a 10% dos pacientes que têm diabetes. O tratamento é com os vários tipos de insulina.
 
* Tipo 2: neste tipo de doença tanto ocorre  diminuição da secreção de insulina e também um defeito na sua ação ( resistência à insulina). Na maioria dos casos é  tratado com medicamentos orais ou injetáveis (insulina). Geralmente, com o passar do tempo, pode ocorrer o agravamento da doença. O tipo 2 ocorre em cerca de 90% dos pacientes com diabetes.
 
* Diabetes gestacional: caracterizado por aumento da resistência à ação da insulina na gestação, aumentando os níveis de glicose no sangue, diagnosticado pela primeira vez na gestação. Pode ou não persistir após o parto. Não tem causa conhecida.
 
* Outros tipos de diabetes: podem ser decorrentes de defeitos genéticos associados a outras doenças ou ao uso de medicamentos.
 
 
 
ALGUNS SINTOMAS COMUNS.
* Diabetes tipo 1: vontade de urinar diversas vezes, fome frequente, sede constante, perda de peso, fraqueza, fadiga, nervosismo, mudanças de humor, náusea e vômito.
 
* Diabetes tipo 2: infecções frequentes, alterações visuais (visão embaraçada), dificuldade de cicatrização das feridas, formigamento nos pés e furúnculos.
 
 
 
DIAGNÓSTICO.                        
O diagnóstico de diabetes normalmente é feito utilizando 3 exames: Glicemia em jejum, Hemoglobina glicada e Curva glicêmica.
É muito importante procurar o médico para o diagnóstico e controle do diabetes.
 
COMPLICAÇÕES.
Algumas complicações podem surgir por causa da doença: infecções em geral, hipertensão, neuropatia diabética, pé diabético, retinopatia diabética, infarto do miocárdio e AVC, arteriosclerose e nefropatia diabética.
 
CUIDADOS EM GERAL.
O tratamento correto do diabetes significa manter uma vida saudável, bem como controlar a glicemia, a fim de evitar possíveis complicações da doença. Os principais cuidados para tratar o diabetes incluem a prática de exercícios físicos, o controle da dieta, a verificação da glicemia, evitar bebidas alcoólicas e cigarro, cuidar da pressão arterial, manter o peso, aumentar o cuidado com os olhos e os pés e  cuidar da saúde bucal.
E o mais importante: seguir o tratamento médico com os medicamentos corretos para o seu diagnóstico. Procurar um nutricionista é uma ótima escolha para equilibrar a dieta necessária.
 
 
Espero que essas informações esclareçam algumas dúvidas.
Um grande abraço,
 
Patrícia.