domingo, 3 de novembro de 2013

O QUE É TOXOPLASMOSE?

Estou percebendo um aumento nos casos de toxoplasmose tanto nos adultos em geral como nos recém-nascidos. Li um artigo que diz que o aumento nos casos se deve a um contato maior com animais de estimação e ao aumento do número de pets nas casas. Por isso, resolvi escrever um texto sobre a doença e colocar alguns pontos importantes.
Na verdade, a doença não provoca sintomas na maioria dos casos. Mas pode trazer algumas consequências graves para as pessoas com baixa imunidade ou para os bebês das gestantes que se contaminam no período da gestação.
Mas afinal, o que é a toxoplasmose?
É uma infecção causada pelo protozoário esporozoário parasita, Toxoplasma gondii, encontrada em humanos no mundo todo, além de várias espécies de animais e pássaros. Os gatos são os hospedeiros definitivos do parasita.
 
 
A transmissão ocorre pelo contato humano com as fezes contaminadas de animais domésticos, principalmente de gato. Este animal contrai a doença através do hábito alimentar, por meio da ingestão de presas infectadas (ratos e pássaros contaminados). No aparelho digestório destes felinos os protozoários se proliferam, sendo eliminados juntamente com as fezes, e assim podendo contaminar outros animais e até mesmo o homem.
Em humanos pode ser causada por transfusão de sangue ou transplante de órgãos, descuido ao manipular caixa de fezes de gatos (podendo levar ao consumo acidental de partículas infecciosas), comer terra contaminada, comer carne crua ou mal cozida (carneiro, porco ou vaca).
 
 
A doença pode afetar pessoas com sistema imunológico debilitado.
Um alerta importante: a infecção pode ser transmitida da mãe gestante para o bebê através da placenta (Toxoplasmose Congênita). Pode causar graves consequências, pois podendo o parasita ultrapassar a barreira placentária acometendo o feto, instala-se no sistema nervoso provocando hidrocefalia e atrofia cerebral ou também afetando outros órgãos, atacando o fígado e induzindo anemia. Outros efeitos incluem convulsões, retardo mental, paralisia cerebral, surdez e cegueira. Muitas crianças infectadas não terão problemas ao nascimento. A toxoplasmose congênita ocorre apenas quando as mulheres apresentam a infecção ativa durante a gestação.
 
SINTOMAS.
A maioria das infecções primárias não produz sintomas. O tempo entre a exposição ao parasita e o desenvolvimento dos sintomas é de 1 a 2 semanas, podendo afetar o cérebro, pulmões, coração, olhos ou fígado. Os pacientes com sistema imunológico saudável podem apresentar linfonodos aumentados na cabeça e pescoço, dor de cabeça, doença branda com febre, dor muscular, dor de garganta.
Já em pessoas imunodeprimidas os sintomas incluem confusão, cefaleia, febre, inflamação da retina que provoca visão borrada e convulsões.
Gestantes diagnosticadas com a doença devem ser monitoradas com exames e o bebê receberá tratamento assim que nascer.
 
INFORMAÇÕES GERAIS. 
Existem exames específicos para determinar a infecção, como exames imunológicos, tomografias, ressonância magnética e outros, os quais o médico irá indicar conforme o caso. O mais importante é buscar ajuda médica se você desenvolver sintomas da toxoplasmose. Essa doença requer tratamento de urgência em pessoas imunodeprimidas ou em bebê, ou se houver confusão mental, convulsões ou outros sintomas graves.
O tratamento é específico, geralmente com antibióticos e antimaláricos, que o médico irá prescrever e acompanhar até que a infecção seja controlada.
A infecção aguda em crianças pode causar inchaço da retina. Em adultos com um sistema imunológico saudável, a toxoplasmose tem um bom prognóstico. Como prevenção, destacam-se os cuidados básicos de higiene pessoal e manejo adequado de animais domésticos e seus excrementos, assim como evitar comer carne mal cozida, proteger as áreas que as crianças brincam contra fezes de gatos e cães.
 
IMPORTANTE: mulheres grávidas devem fazer um exame de sangue para diagnóstico de toxoplasmose.
 
 
 
 
 
Aqui está um pequeno resumo da doença. Espero que esclareçam algumas dúvidas.
Abraços,
 
Patrícia.