domingo, 23 de setembro de 2012

ANTIOXIDANTES E RADICAIS LIVRES.

Para um perfeito funcionamento de todas as células do nosso organismo é necessário usar oxigênio. Isso é fundamental para converter os nutrientes absorvidos dos alimentos em energia. Porém, a utilização de oxigênio, chamada de oxidação, tem um preço para o organismo: liberação dos radicais livres, que são moléculas com número ímpar de elétrons, com carga negativa, instáveis e com tendência a associar facilmente com moléculas de carga positiva, podendo reagir ou oxidar o nosso organismo.

Com isso, as células do nosso corpo estão sujeitas a danos tóxicos causados pela formação de radicais livres, que podem gerar possíveis inflamações crônicas; inclusive, o excesso de ação desses radicais pode danificar o material genético das células.
Porém, as nossas células têm enzimas protetoras que reparam os danos causados por oxidação, sendo que o organismo consegue controlar o nível desses radicais livres gerados no metabolismo do oxigênio. Mas, o processo de oxidação interno que ocorre devido aos processos metabólicos, não é a única fonte produtora de radicais livres. Fatores externos contribuem igualmente na formação do excesso de radicais livres que causam danos irreparáveis. São eles:
- poluição ambiental e gases tóxicos de escapamentos de veículos;
- estresse;
- consumo exagerado de gorduras trans (frituras, embutidos, alimentos industrializados);
- exposição a Raios X e radiação ultravioleta do sol;
- hábito de fumar, bem como exposição à fumaça de cigarro;
- consumo de álcool;
- resíduos de pesticidas;
- substâncias tóxicas presentes em alimentos e bebidas (aditivos químicos, hormônios, aflatoxinas, etc.)

No entanto, radicais livres não devem ser considerados os grandes vilões: eles são úteis e indispensáveis às nossas defesas, pois combatem as infecções do organismo. Somente o excesso deles no nosso corpo que é tóxico e prejudicial para nossa saúde.
Para eliminar o excesso de radicais livres no nosso corpo, existem os antioxidantes, que possuem carga positiva para combinar com os radicais livres (com carga negativa), tornando-os neutros, Ou seja, antioxidantes anulam a ação de oxidação dos radicais livres. O termo antioxidante é utilizado para denominar a função de proteção celular contra os efeitos danosos dos radicais livres.
Antioxidantes estão presentes nos alimentos. Alguns exemplos:
- Vitamina C: encontrada em frutas cítricas e vegetais verde-escuros (laranja, limão, lima, acerola, caju, kiwi, morango, couve, brócolis, tomate, etc.)
- Vitamina E: encontrada no germe de trigo, óleos de soja, arroz, algodão, milho e girassol, amêndoas, nozes, castanha do Brasil, gema de ovo, vegetais folhosos e legumes;
- Vitamina A: encontrada em cenoura, abóbora, fígado, batata doce, damasco seco, brócolis e melão.
- Selênio: encontrado na castanha do Brasil, alimentos marinhos, fígado carne e aves.
- Zinco: encontrado nas carnes, peixes (incluindo ostras e crustáceos), aves, leites, cereais integrais, feijões e nozes.
- Bioflavonóides: encontrados em frutas cítricas e uvas escuras ou vermelhas;
- Licopeno: substância ativa encontrada no tomate;
- Isoflavonas: encontrada principalmente na soja;
- Catequinas: encontradas em frutas da família do morango, uva e chá verde.
Como podemos notar, uma alimentação rica em vegetais, frutas, leguminosas, cereais, hortaliças e carnes é a melhor proteção contra o excesso de radicais livres que nosso corpo está exposto. Essa alimentação saudável diminui o risco de uma série de doenças, inclusive envelhecimento precoce e câncer. Porém, devemos evitar o máximo possível a ação de alguns fatores externos (citados acima).


Claro que, atualmente, existem muitos suplementos à base de antioxidantes e fáceis de serem comprados. Porém, nada substitui uma boa alimentação, pois os nutrientes encontrados naturalmente nos alimentos são melhores aproveitados pelo nosso organismo.

Concluindo: uma dieta bem equilibrada é a chave para lutar contra os radicais livres.

Espero que gostem do texto.
Um abraço,

Patrícia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário