sábado, 11 de agosto de 2012

A ESTRUTURA DA UNHA E A IMPORTÂNCIA DE MANTÊ-LA SAUDÁVEL.

A unha é composta de escamas córneas compactas aderidas umas ás outras, formadas da proteína denominada queratina, que é dura e impermeável, sendo também a proteína encontrada no cabelo.
A parte visível chama-se lâmina ungueal (que é a ideia que nos vem quando falamos "unha"), sendo rígida e translúcida, composta de queratina, porém células mortas. Por isso, não sentimos dor quando cortamos a unha. Essa parte vísivel é margeada por um tecido, conhecido como cutícula, que é um prolongamento da pele da extremidade dos dedos, de espessura mais fina, e aderente à borda proximal da unha, tendo função protetora desta última. É ricamente vascularizada, e pela diminuição da espessura é mais sensível à dor. O nome correto dessa área é eponíqueo.
Logo abaixo, fica o leito ungueal, tecido conjuntivo que sustenta a raiz da unha e a lâmina e está fortemente aderido à lâmina ungueal. Possui uma grande quantidade de terminações nervosas.
As dobras de pele nas pontas dos dedos, chamadas pregas, dão sustentação e forma a cada unha. A dobra de pele ao lado das unhas é chamada de paroníquea.
Já a matriz ungueal ou raiz da unha, que fica escondida sob a cutícula, é a porção proximal da unha  composta por  células queratinosas que se proliferam e asseguram o seu crescimento. Nossa unha cresce, em média, três milímetros por mês, sendo que as unhas das mãos crescem, aproximadamente, quatro vezes mais rápido que as dos pés.
A meia-lua branca na base é denominada lúnula, um reflexo parcial da queratinização das células nessa região.
Só para ilustrar o texto acima, coloquei essa figura resumida.



Claro que manter a unha bonita não é importante só por estética. Unha bem cuidada é sinal de saúde.
Manter alimentação saudável, com variedades de alimentos, como frutas, legumes, peixes, carnes magras, grãos integrais, castanhas e ovos, auxilia na melhoria da formação de queratina. Com isso, a unha ficará mais forte e com crescimento adequado.
Uma dica importante é prestar atenção na mudança do aspecto normal das unhas. As alterações visíveis que ocorrem podem ser indicativas de alguma patologia. Claro, que não é para se apavorar. Os diagnósticos de doenças são feitos levando-se em consideração outros aspectos e vários exames. Porém, ficar atento não custa nada.
As manchas, descamações, mudanças de cor ou alterações no formato das unhas podem ser indicativas para inúmeros inconvenientes, desde falta de nutrientes, estresse, micoses e até problemas mais sérios.
Então, a dica é prestar atenção como esta a nossa unha.
Na tabela abaixo está resumida algumas relações na mudança que ocorre na unha e o que ela pode indicar . Vale ficar atento.





Espero que as informações tenham esclarecido algumas dúvidas e contribuído com um pouco de informação a vocês.
Até breve.

Patrícia.

2 comentários:

  1. As unhas refletindo o interior do nosso corpo!!! Sempre!!! Hehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Guilherme. E é assim mesmo: o interior refletido no exterior, como a Homeopatia explica, não é? Bjão.

      Excluir