sábado, 25 de agosto de 2012

ALERGIA A ESMALTES.

Esmalte é a grande paixão das mulheres. Mas, infelizmente, podem causar alergias nas pessoas sensíveis aos componentes químicos da sua formulação.
Alergia é uma resposta exagerada do sistema imunológico quando é exposto a algum componente estranho que causa sensibilização, fazendo o organismo reagir com uma série de manifestações características.
Dentre os sintomas mais comuns de alergias aos esmaltes destacam-se inchaço e coceira nas pálpebras, vermelhidão no rosto e pescoço, assim como descamação nas palmas das mãos, coceira nos dedos e em outros locais que as mãos tocam. Esses sintomas podem passar despercebidos, já que não são sintomas locais nas unhas. Desse modo, pessoas alérgicas a esmaltes demoram a descobrir a sua alergia, que no caso é chamada de "dermatite de contato". Se você tem algum desses sintomas após esmaltar suas unhas, fique atenta.
E vale ressaltar que a alergia pode aparecer em qualquer fase da vida e também de uma hora para outra, pois trata-se de uma reação de hipersensibilidade, de estímulo ao sistema imunológico.
Os principais componentes dos esmaltes que podem causar os processos alérgicos são:
- formaldeído: presente na resina do esmalte para dar resistência e durabilidade ao produto.
- tolueno: solvente das fórmulas de esmalte.
- mica: pigmento em pó usado nos esmaltes cintilantes e perolados.
- alguns conservantes encontrados nos esmaltes também desencadeiam alergias nas pessoas sensíveis.
Outros componentes que podem causar alergias: nitrotolueno, dibutilftalato, tolueno e furfural. É bom prestar atenção na composição, principalmente quem é sensível a algum componente químico.
Se forem observados sintomas que podem caracterizar alergia a esmalte é importante suspender o uso e procurar um dermatologista para fazer teste de contato e descobrir a substância que está causando a sensibilidade.
Ressalto também, que não somente esmaltes coloridos podem causar alergia; as bases incolores e as coberturas também contém tolueno e formaldeído que podem provocar quadros alérgicos. E também as outras substâncias contidas no esmalte podem causar o enfraquecimento das unhas, então devemos ficar sempre atentas aos sintomas.
Mas a ótima notícia é que já existe no mercado uma boa opção para quem não pode usar esmaltes comuns: são os ESMALTES HIPOALERGÊNICOS. No Brasil, várias marcas fabricam esses esmaltes e cada vez mais são lançados cores que seguem a tendência da moda.
Esmaltes hipoalergênicos, no geral, são livres das substâncias que podem causar alergias, como o tolueno, formaldeído e mica.
É importante ressaltar que mesmo os esmaltes hipoalergênicos podem causar alergias em pessoas que forem alérgicas a quaisquer outras substâncias que entram na composição. Qualquer componente pode iniciar processos alérgicos; então, os esmaltes hipoalergênicos são formulados para minimizar as possíveis alergias.
No Brasil, várias marcas conhecidas fabricam esmaltes hipoalergênicos.










Uma boa opção é a marca Derma Nail. Tem muitas cores, seguindo a tendência mundial. São esmaltes fáceis de passar e também de serem removidos. A marca tem uma linha completa de esmaltes, removedores, tratamentos (anti-micótico, fortalecedor). São fáceis de serem encontrados e tem um preço justo. A fórmula dos esmaltes não contém tolueno, formaldeído, benzeno, cobalto, níquel, dibutilftalato e parabenos, sendo uma boa opção para quem tem alergia.



A minha dica para quem tem alergia é sempre ler a composição dos esmaltes. Só assim você fica com as unhas bonitas e não corre perigo de iniciar o processo alérgico.
Se você tem alergia e já sabe disso, não insista em usar esmalte comum, pois a sua alergia vai aumentar cada vez mais, por ser reação de sensibilização; quanto mais você se expõe à substância alergênica, mais seu sistema imune responde com as reações caraterísticas e sua alergia vai piorando.

A modernidade facilita bastante: esmaltes hipoalergênicos são uma opção para quem tem alergia. Suas unhas ficarão bonitas a sua saúde agradecerá.

Abraços,

Patrícia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário