sábado, 25 de agosto de 2012

CUTÍCULAS: TIRAR OU NÃO?

Tirar a cutícula é um hábito comum entre as brasileiras que querem estar com as unhas sempre impecáveis. Porém, esse hábito pode comprometer a saúde das unhas, já que a cutícula protege da entrada de microrganismos (bactérias, fungos e vírus) e produtos químicos evitando muitas doenças.
A cutícula é o prolongamento da camada córnea (primeira camada da epiderme, formada por células mortas e queratina) que recobre o ponto de origem da unha (matriz ungueal, que é responsável pelo crescimento da unha). E é por esta razão que a cutícula não deve ser removida; ela é a proteção da unha. Removê-la completamente, pode causar inflamações, infecções e até distrofias, que são as distorções no formato da unha.
A cutícula é formada por queratina, isso dá textura rígida a ela. Quando ela é retirada, vai sendo produzida mais queratina para repor. Porém, isso não significa que o processo de fabricação da queratina seja mais rápido. Isso é só impressão mesmo. A cutícula não cresce mais rápido quando temos o hábito de retirá-la. Isso é um mito.
Então qual seria a melhor maneira de tratar a cutícula sem retirá-la?



O ideal é sempre manter a cutícula hidratada; assim fica mais maleável e flexível, sem o aspecto grosso. Cremes redutores de cutículas são também uma boa opção, pois tem componentes queratolíticos e diminuem a produção de queratina. Isso faz com que a cutícula fique mais fina.
O correto é empurrar a cutícula levemente com uma espátula e para quem não consegue ficar sem retirar, deve-se remover só o excesso da queratina e da pele. Mas, jamais remover a cutícula profundamente, pois pode haver inflamação nessa área.
Uma dica: se você faz as unhas no salão, o ideal é levar seu próprio Kit: tesoura, alicate, lixa, espátula e palito. Isso é mais higiênico e evita muitas doenças, já que não é em todo salão que tem material esterilizado.


Atualmente, tem muitos cremes e ceras hidratantes para unhas, contendo ácidos graxos e óleos vegetais que hidratam muito a cutícula. Desse modo, a unha fica bem cuidada e a cutícula preservada.


 
Espero que gostem das dicas e cuidem bem das unhas.

Abraços,
Patrícia.
 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário