sábado, 13 de outubro de 2012

NOTAS OLFATIVAS DO PERFUME.

Já se sabe que o perfume é uma química inesquecível e tem sido parte da vida civilizada há muitos séculos. Cada um de nós prefere determinados aromas, os quais podem causar várias emoções. O mais primitivo dos nossos sentidos, o  olfato, tem a capacidade de fazer-nos recordar experiências passadas. As mensagens olfativas são enviadas para áreas do cérebro associadas às emoções, criatividade e memória.
Mas, afinal, o que é um perfume? Quais as substâncias presentes nele?


A fragrância do perfume é uma complexa mistura de substâncias originalmente extraídas de plantas tropicais ou animais selvagens. Recentemente, o perigo de extinção de algumas espécies vegetais e animais e a busca de novas essências, de menor custo, conduziu às pesquisas de produtos sintéticos que têm substituído, aos poucos, os aromas naturais.
As notas olfativas do perfume estão classificadas da seguinte maneira:
- NOTAS DE CABEÇA (superior ou de saída): é a parte mais volátil e a que detectamos primeiro, geralmente nos 15 minutos de evaporação. É a primeira impressão do perfume, quando abrimos o frasco e sentimos na hora. É leve e passa a ideia de frescor. São compostas basicamente por notas frutais, com moléculas relativamente menores, por isso, evaporam após 5 minutos.
- NOTAS DE CORAÇÃO (do meio): parte intermediária do perfume, levando um tempo maior para ser percebida, cerca de 3 a 4 horas. Essas notas criam o tema dominante na composição do perfume, demonstrando a personalidade do perfume, ficando até 8 horas na pele. São compostas basicamente por notas florais.
-NOTAS DE FUNDO (base do perfume): é a parte menos volátil, que leva até 5 horas para ser percebida. São denominadas “fixadoras” do perfume. São as últimas a evaporarem, tendo maior fixação. Pode durar até 24 horas na pele. São as notas mais quentes e sensuais da composição olfativa, geralmente compostas por âmbar, almíscar, incenso, sândalo e baunilha. São feitas a partir de moléculas mais pesadas, por isso demoram até 24 horas para evaporarem, dependendo da concentração do perfume.





Alguns óleos essenciais usados na perfumaria.

 


Realmente, fazer um bom perfume é complicado, exige muito estudo e pesquisa. Chegar à mistura correta dos componentes exige anos de testes. Além disso, há uma enorme diferença no preço dos produtos dependendo de sua classificação como perfume, colônia, etc. Estas diferentes classificações refletem a composição da mistura presente no produto.


A relação que as pessoas têm com o perfume é muito variada: umas amam, outras não ligam, outras não vivem sem. Mas, independente disso, concluímos que fabricar um perfume exige determinação e conhecimento imensos. Achar a mistura correta fará do perfume um sucesso ou um fracasso. Ainda bem que temos, atualmente, muitos perfumes que são um sucesso. Maravilhosos !!!

Espero que curtam essas informações.

Até a próxima,
Patrícia.

2 comentários:

  1. Patyyy... muito bom!!! Você escreve tão bonitinho... didática... ótimo pra quem não conhece como funcionam os perfumes (a maioria das pessoas)... que, geralmente, nem fazem ideia desses conceitos das notas... da volatilidade delas... e eu aprendi na parte da quantidade de água nas misturas... nunca soube!!! Hehehehehe Beijos :***

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Guilherme. Postei este texto pensando em você. Espero logo sentir o seu primeiro perfume, que certamente, será maravilhoso. E seus estudos devem estar rendendo boas fragrâncias, não é mesmo? Beijos.

      Excluir