domingo, 26 de agosto de 2012

ALIMENTOS PARA FORTALECER AS UNHAS.

Ter unha bonita, bem cuidada, com boa aparência e forte é o sonho de toda mulher. E também sinônimo de saúde. Porém, por mais que estejam bem cuidadas, pode acontecer de ficarem quebradiças, fracas e com manchas brancas. Se você perceber isso nas suas unhas, vale a pena prestar atenção: isso pode ser sinal de alguma deficiência nutricional ou problema de saúde. Geralmente, é falta de algum nutriente, pois as unhas são formadas de queratina, que para ser sintetizada, são necessários alguns aminoácidos, minerais e vitaminas, encontrados na nossa alimentação.
Só lembrando: as unhas também podem enfraquecer por alergia a determinados produtos, por uso de esmalte de má qualidade ou por algumas patologias.
E para manter unhas saudáveis e bonitas é necessário seguir uma alimentação adequada, e algumas mudanças já podem fazer a diferença e ajudar a fortalecer a queratina que forma a unha.


Então vai a dica sobre a alimentação:



As LISTRAS que aparecem na unha indicam falta de vitaminas do complexo B, que são encontradas em ovos, carnes, aves, leite, gérmen de trigo e grãos integrais.
Já a UNHA QUEBRADIÇA e SECA indica falta de cálcio, que podemos encontrar no leite e derivados, peixes e nos vegetais de folha verde escura.
As MANCHAS BRANCAS nas unhas podem ser deficiência de selênio e zinco. Alimentos como quinoa, amaranto e carnes são fontes de zinco. Já se ingerirmos castanha do Pará, caranguejo, salmão, arroz integral, carnes em geral e leite, estaremos fornecendo boas fontes de selênio ao organismo.

A biotina e as demais vitaminas do complexo B, juntos com aminoácidos, vitamina C e vitamina E, auxiliam na produção da queratina e de outras proteínas para desenvolvimento de unhas fortes. A biotina é encontrada em peixes de água salgada (salmão, arenque, sardinha), gema cozida, grãos integrais e levedura. A vitamina C é encontrada na laranja, limão, morango, goiaba, pimentão, tangerina e muitas outras frutas. A vitamina E está presente em vegetais de folha verde escura, oleaginosas e grãos integrais. Os aminoácidos estão presentes nos alimentos ricos em proteínas.
Além disso, deficiência de vitamina C e ácido fólico pode ser parcialmente responsável por problemas nas unhas. Encontramos acido fólico no espinafre, brócolis, tomate, rúcula, couve, shitake, pitanga, acelga, almeirão, caju, ervilha, feijão e lentilha.
Só lembrando que o ferro é outro nutriente essencial para a saúde da unha, encontrado nos vegetais de folha escura como espinafre, rúcula e almeirão, nas carnes, fígado e ovos.
Ao perceber sua unha fraca ou com manchas brancas, tente incluir no seu cardápio os alimentos citados acima. Porém, se o problema persistir e você não notar melhora nas suas unhas, procure um nutricionista ou dermatologista. As unhas devem ficar sempre saudáveis e fortes. E com uma alimentação adequada e variada, geralmente conseguimos isso.





De tudo isso, tiramos uma conclusão: realmente uma alimentação equilibrada, colorida e completa faz a diferença na nossa saúde. Isso, fortalece o nosso sistema imune, ficamos mais fortes e mais dispostos para enfrentar a vida diária. E isso começa com um bom café da manhã. As nossas unhas agradecem. E vocês já devem ter ouvido falar que unha forte é sinal de saúde, não é?

Até breve,

Patrícia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário