sábado, 1 de setembro de 2012

A BAIXA UMIDADE DO AR E OS CUIDADOS A SEREM TOMADOS.

Essa época do ano em que estamos, o tempo está bem seco e aparecem algumas complicações para nossa saúde. Isso porque a umidade relativa do ar fica baixa.
Umidade relativa do ar é a relação direta entre a quantidade de água existente no ar e a quantidade máxima que poderia haver na mesma temperatura. É um indicador usado na Meteorologia para se fazer previsões do tempo.




Nessa época, chover fica mais difícil e sofremos as consequências.
Os problemas respiratórios ficam mais frequentes, aparecendo ou agravando as rinites, pneumonias, gripes, alergias e resfriados. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo, essas complicações aumentam cerca de 25%. Isso porque, quando a umidade do ar está baixa, os índices de poluição das cidades aumentam.
E além dos problemas respiratórios, há um aumento de casos de dores de cabeça, irritações na pele, nos olhos, na garganta e no nariz. A garganta tende a ficar mais seca, inclusive com possibilidades de desenvolver faringite.
Porém, alguns cuidados bem simples ajudam a passar essa época com uma saúde melhor e livre das reações incômodas do tempo seco.
A medida mais indicada e que resolve bastante é manter a hidratação do corpo. E beber água é muito importante. Idosos e crianças devem receber mais atenção. Além da água, podemos incluir os sucos de frutas naturais, água de coco, verduras e frutas mais suculentas. Isso vai garantir boa hidratação para nossas células do corpo.





Outra medida simples é manter o sono tranquilo e em ambiente mais fresco. Boa opção é deixar recipiente com água no quarto ou usar umidificadores. E não esquecer de manter o ambiente arejado.
Usar soro fisiológico nos olhos é uma orientação simples e segura para evitar a secura e a irritação que aparece nos olhos. A dica é nunca usar colírios sem a orientação médica, pois pode piorar os sintomas da irritação.
Se quiser, o soro fisiológico pode ser usado também no nariz para manter a mucosa hidratada e prevenir a secura. Porém, cuidado: use um frasco de soro fisiológico para os olhos e outro para o nariz; isso evitará contaminação do soro.
Manter a casa limpa também é um fator importante, pois quando o tempo está seco, mais fungos e ácaros aparecem. A higiene doméstica é importante, pois se aparecerem esses microrganismos, as doenças respiratórias pioram. Então, não deixe poeira acumular.
E também devemos cuidar da nossa pele. Nesta época,  a pele fica bem ressecada, esbranquiçada, com aspecto esfarelado. Devemos usar os cremes hidratantes no corpo e no rosto, sempre lembrando de passar o hidratante com o corpo ainda úmido; isso garante melhor ação do creme ou loção e a pele fica mais hidratada. Outro cuidado nessa época é não abusar dos banhos quentes e demorados para a pele não ressecar ainda mais. E não esquecer de usar o filtro solar para proteger do sol.
E para quem pratica esporte, o ideal nessa época seca é optar por fazer a atividade física no período da manhã, bem no final da tarde ou à noite, porque o clima seco não incomodará tanto. Nessa época, o corpo cansa mais facilmente, a garganta fica seca e os olhos irritam mais. Uma boa escolha para quem sente mais os incômodos do tempo seco são os esportes aquáticos.
Como não tem jeito mesmo, temos que enfrentar o tempo seco, a umidade baixa e a poluição do ar.
E se seguirmos essas dicas simples fica bem mais suportável enfrentar as consequencias disso.




Espero que essas dicas sejam úteis para vocês.

Abraços,

Patrícia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário