domingo, 2 de setembro de 2012

ALIMENTOS PARA FORTALECER O SISTEMA IMUNOLÓGICO.

O sistema imunológico ou imune compreende os mecanismos que o nosso organismo utiliza para nos defender dos vírus, bactérias, fungos, parasitas, ou seja, de invasores patogênicos, capazes de desenvolverem alguma patologia em nosso corpo.
Para isso, há no nosso organismo células específicas que fazem a sua parte e garantem a nossa saúde.
Porém, o sistema imunológico pode ficar fragilizado, fazendo o nosso corpo ficar enfraquecido. Com isso, fica mais fácil ter resfriado, gripe, infecções e outras patologias.
Alguns fatores podem causar prejuízos para nosso sistema imunológico: estresse físico e mental, fatores ambientais como poluição, fatores emocionais como depressão e, claro, uma alimentação desequilibrada. Certamente, o desequilíbrio nutricional é a mais importante causa de enfraquecimento do sistema imunológico.
É certo que um indivíduo saudável que opta por uma alimentação diversificada, com frutas, verduras, legumes, grãos integrais e proteínas adequadas está melhor preparado para enfrentar os patógenos que debilitam o sistema imune. Essa combinação de alimentos fornece quantidade significativa de vitamina e minerais, que são importantes na ação direta do sistema imunológico.

Para que isto ocorra e nosso sistema imunológico fique em dia, é preciso incluir diariamente esses nutrientes na alimentação, não de forma isolada, mas em conjunto, e em quatro refeições diárias, no mínimo. Lembrando que os carboidratos, vitaminas, proteínas e minerais devem ser consumidos na quantidade ideal para cada faixa etária. Se achar necessário, consulte um nutricionista, que dará as orientações adequadas. Com a saúde não se brinca.
As principais vitaminas e minerais que fortalecem o sistema imunológico são:
- Vitaminas: A, C, E, ácido fólico.
- Minerais: zinco e selênio.
Abaixo, uma breve descrição dos nutrientes e em qual alimento podem ser encontrados.
Vitamina A: é importante para a integridade das membranas e mucosas e a falta dela provoca redução dos linfócitos T circulantes. Isso aumenta a probabilidade de infecções por bactérias, vírus ou parasitas.
Os alimentos ricos nesta vitamina são: cenoura, abóbora, fígado, batata doce, damasco seco, brócolis e melão.

Vitamina C: é um potente antioxidante e estimula a resistência do organismo às infecções através da atividade imunológica de leucócitos. A vitamina aumenta a produção dos leucócitos que tem efeito direto nas bactérias e vírus, aumentando nossa resistência às infecções. As principais fontes são: morangos, acerola, frutas cítricas (limão, laranja, lima), kiwi, caju, tomates, vegetais folhosos crus, repolho e pimentão verde. Porém, não podemos esquecer que a vitamina C é facilmente oxidada pela luz e calor. Sucos de laranja, por exemplo, devem ser consumidos logo após o preparo para não haver perda da vitamina.

Vitamina E: age como antioxidante em sinergia com vitaminas A e C e com o selênio. Sua principal função é a proteção de membranas celulares contra substâncias tóxicas, radiação e radicais livres, liberados nas reações químicas do nosso organismo. Esses radicais livres causam danos nas estruturas das células e desencadeiam o processo de envelhecimento. Os alimentos ricos nesta vitamina são: germe de trigo, óleos de arroz, soja, algodão, milho, girassol, amêndoas, nozes, castanha do Pará, gema de ovo, vegetais folhosos e legumes.

Ácido fólico: é essencial para formar os leucócitos na medula óssea. As fontes principais são: fígado, feijões, brócolis, couve, espinafre.

Zinco: esse mineral atua na reparação de tecidos e cicatrização de ferimentos. A deficiência pode causar diminuição de linfócitos. São fontes de zinco, as carnes, peixes em geral, ostras, crustáceos, aves, leite, cereais integrais, feijões e nozes.

Selênio: é um grande antioxidante e neutraliza a ação de radicais livres. Castanha do Pará, alimentos marinhos, fígado, carne e aves são boas fontes desse mineral.







Além desses nutrientes citados acima que estão envolvidos no fortalecimento do sistema imunológico, vale ressaltar mais alguns que têm propriedades benéficas:

Probióticos: melhoram o sistema imunológico através do equilíbrio da flora intestinal. Alguns estudos demonstraram haver melhoras de gripes e resfriados com ingestão diária de alimentos ricos em probióticos, encontrados em iogurtes especiais, que são os famosos lactobacilos, de modo geral.

Gengibre: é uma raiz que incluída nas refeições, demonstrou bons resultados na melhora do sistema imunológico,seja na forma de chá ou mesmo cru, ingerido antes das refeições.

-Geléia real: é um produto natural, produzido pelas abelhas jovens para alimentar a abelha rainha. Possui muitos nutrientes como vitaminas, lipídeos, proteínas e sais minerais. É indicada como estimulante biológico, energizante e regeneradora, não possuindo nenhuma contra-indicação. Tem um efeito muito bom na prevenção de  gripes e resfriados.

Então, podemos chegar a conclusão que a alimentação balanceada, rica em frutas (pelo menos 4 porções diárias), vegetais e grãos, proporcionará ao organismo os nutrientes necessários para o bom funcionamento do sistema imunológico. E claro, a qualidade de vida melhora. Portanto, opte por alimentos saudáveis sempre. Além disso, atitude positiva também faz diferença.





Então é isso mesmo: com uma alimentação correta conseguimos levar a vida de uma maneira mais segura. Qualquer dúvida, é sempre bom conversar com seu nutricionista.

Até mais.

Abraços,

Patrícia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário